03/01/17 XenServer + HP DL360p Gen8: Migrando para Raid 1+0

Recentemente precisei migrar uma configuração RAID num servidor HP DL360p Gen8, que já possuía o XenServer com várias VMs, passando de RAID 1 (2 discos) para RAID 1+0 (4 discos) e resolvi postar aqui algumas observações.

O procedimento foi simples, instalei os discos e em seguida usei o ACU (Array Controller Utility) para expandir a capacidade de armazenamento. Bastou selecionar a opção “Expand” e marcar os novos HD’s. O procedimento de “Transforming” levou algumas horas mas ao final tudo ocorreu sem problemas.

Como o XenServer já estava instalado (“Local Storage” configurado através de LVM2 / GPT) foi necessário redimensionar a partição. Nesse caso eu tinha a opção de seguir as dicas desse post ou usar o Gparted – acabei usando esse último.

Ah, apenas pra constar, a controladora RAID utilizada no servidor foi a HP Smart Array P420i e todo o procedimento foi feito com o servidor “offline”.

Fica aí a dica!

Compartilhe:



Participe: Envie seu Comentário!

O envio de comentário indica a aceitação dos Termos e Condições de uso do blog. Note que os comentários enviados são moderados antes da sua publicação e para evitar que estes sejam removidos e/ou desconsiderados, não use palavrões, ofensas e tampouco de expressões do miguxês!