13/09/17 Moto G4 Plus e o problema de Burn In

E eis que o efeito fantasma (Burn In) resolveu assombrar meu Moto G4 Plus!

Pra quem não sabe, esse defeito de hardware, especificamente da tela, ocorre como consequência da exibição prolongada de imagens estáticas (principalmente ícones e elementos de interface na cor branca) que vem a criar uma sombra ou “fantasma” permanente dessa imagem no display. Para mais detalhes, veja esse link.

Infelizmente, pelo que pude perceber, esse problema afeta a grande maioria (se não todos) dos aparelhos da linha Moto G4 Plus – pessoalmente conheço 3 pessoas que estão com o mesmo problema e pesquisando na internet você encontra várias outras – ou seja, é um erro de projeto!

Esse defeito já vinha me incomodando há algum tempo, até cheguei a usar algumas soluções sugeridas na internet, como a alteração de brilho e utilização de apps específicos, como Screen Burn-in Tool, mas não adiantou! Nesse último mês o problema ficou insuportável. Diante disso não tive opção senão acionar a garantia da Lenovo/Motorola (4002-1244) – ou seja, vou ficar um tempo sem celular, aparelho essencial nos dias de hoje e que não foi barato!

O contato com o suporte foi feito hoje (13/09/17) e como não existe Assistência Técnica aqui na cidade o aparelho foi enviado (em 18/09/17) para uma autorizada através dos Correios via Sedex Reverso – no meu caso para a WB CELULARES (31) 3241-2416 em BH.

Pelo que li, a única solução é a troca da tela! Vou aguardar o retorno da Assistência e caso o problema persista o jeito vai ser procurar o PROCON.

1ª Atualização: Passados 17 dias, eis que hoje (05/10/17) recebi o celular de volta. Na nota do serviço consta que foi feito uma “sondagem” – seja lá o que isso for, rs – que pelo visto resolveu o problema – ao menos nesse primeiro dia de uso não percebi os “fantasmas”, mas a cautela me diz pra aguardar o Halloween! :)

2ª Atualização: E a alegria durou pouco! Enviei o aparelho para a assistência com um problema, que aparentemente foi resolvido, porém ele voltou com um outro que não existia! Durante esses primeiros cinco dias pós-reparo (hoje é 10/10/17) o aparelho desligou-se sozinho 3 vezes: duas eu estava com ele no bolso e a outra eu havia deixado no sofá. No teste que eu fiz pude identificar que o desligamento ocorre quando se faz uma pressão (mínima) na parte traseira do dispositivo próximo ao botão de power (veja a imagem). Entrei em contato novamente com o suporte da Lenovo/Motorola e mais uma vez irei encaminhar o aparelho para a assistência – e provavelmente lá se vão mais 17 dias sem celular!

Aguardando!

Compartilhe:



Participe: Envie seu Comentário!

O envio de comentário indica a aceitação dos Termos e Condições de uso do blog. Note que os comentários enviados são moderados antes da sua publicação e para evitar que estes sejam removidos e/ou desconsiderados, não use palavrões, ofensas e tampouco de expressões do miguxês!