13/12/16 4G: cobrança indevida de dados

O problema: eis que percebi que meus créditos estavam sendo “sugados” diariamente do meu pacote Tim Beta mesmo não usando nenhum dos serviços (Ligações / Internet / SMS). Depois de pesquisar um pouco descobri que a causa é o 4G!

Pelo que li, a conexão 4G LTE usado no Brasil é uma rede exclusiva de dados, ou seja, mesmo ao realizar ligações você na verdade está usando VoIP. Por isso, independentemente de você estar com a conexão de dados desabilitada no celular, o simples fato de se conectar à rede 4G irá fazer com que o sistema da Tim (ou qualquer outra operadora) considere que você fez uso de internet e consequentemente irá lhe cobrar – no caso do Tim Beta Diário Combo você é cobrado em R$1,00 (um real) por dia de uso.

A solução: Alterar o tipo de conexão para 3G. No caso do Android, o caminho é:

Configurar > Mais > Redes Móveis > Selecione o Chip / Operadora > Tipo de rede Preferencial > 3G

Como é de se esperar, planos semanais ou mensais ou que não sejam tarifados por uso não sofrem desse problema.

Todavia, se você possui algum plano de cobrança diária e usa 4G, fique atento.

Fica aí a dica!

Compartilhe:



Participe: Envie seu Comentário!

O envio de comentário indica a aceitação dos Termos e Condições de uso do blog. Note que os comentários enviados são moderados antes da sua publicação e para evitar que estes sejam removidos e/ou desconsiderados, não use palavrões, ofensas e tampouco de expressões do miguxês!