25/06/09 Gramática: Qual a grafia correta das horas?

Esse post “curioso” nasceu de uma conversa sobre qual seria a grafia correta das horas num convite e depois de algum tempo de pesquisa achei que o resultado merecia ser mostrado aqui.

A norma diz que:

Na Língua Portuguesa, a representação de horas não é efetivada com a utilização de dois-pontos, e sim com a abreviação da palavra hora, que é h, sem ponto final (nunca hs nem hrs). A representação de minutos é realizada com a abreviação da palavra minuto, que é min, sem ponto final. Portanto, abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min ou 14h22min. [Gramática Online]

Note então que essa é a forma correta, e amplamente aceita, de se escrever as horas em Português, segundo os manuais de redação.

Saiba, no entanto, que segundo o Inmetro, a grafia correta das horas é escrita da seguinte forma:

9 h 25 min 6 s

Ou seja, usa-se os símbolos já mencionados – h, min e s – porém deve-se adicionar um espaço entre os números e os símbolos.

Uma outra forma bastante encontrada no cotidiano é o uso abreviado das horas como em 17:00 ou ainda 17:00 h, que por sinal foi o ponto da discussão.

Durante a conversa eu defendia que o correto seria o uso do h no final, 17:00 h, por outro lado há quem defendia que o correto seria sem o h, 17:00.  O fato é que, como você já viu, considerando a regra no Português, ambas estão erradas – a grafia correta é aquela mencionada no início do post!

Curiosidade: Em inglês usa-se a grafia sem o h [17:00], já no Espanhol usa-se a grafia com o h [17:00 h].

Ah, se você está precisando de uma boa gramática, eu recomendo esta, à venda na Livraria Saraiva.

Fica aí a dica!

Compartilhe:



Participe: Envie seu Comentário!

O envio de comentário indica a aceitação dos Termos e Condições de uso do blog. Note que os comentários enviados são moderados antes da sua publicação e para evitar que estes sejam removidos e/ou desconsiderados, não use palavrões, ofensas e tampouco de expressões do miguxês!