14/07/10 Gramática: abreviatura de “Atenciosamente”

Agora pouco respondi um email de um cliente e ao finalizar a mensagem fiquei em dúvida sobre qual seria a forma correta de se abreviar a palavra Atenciosamente, me deu um certo “branco” e não sabia se o correto era Att. ou simplesmente At.

O fato é que após uma pesquisa rápida descobri que Att. – a forma que eu sempre usei – é a abreviação da palavra Attention, em inglês.

Em português, a forma correta convencionada de se abreviar a palavra Atenciosamente é At.te, isso mesmo, com um ponto ali no meio.

Atualização:

Após o comentário da Anne fiz uma pesquisa mais aprofundada e descobri que o uso de abreviaturas não está regulamentado por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia, ou seja, a utilização de abreviaturas resulta normalmente de convenções e do uso generalizado.

Por este motivo, são possíveis e comuns outras abreviaturas para a mesma palavra, como é o caso de Att. ou At.

Apenas como uma informação adicional, vale dizer que as reduções são classificadas das seguintes formas:

  • Reduções tradicionais mais ou menos fixas (V., por você, V.M., por Vossa Mercê, Sr., por Senhor), chamadas abreviaturas;
  • Reduções feitas especialmente para uso em certa obra especializada (abreviações);
  • Reduções que seguem padrões internacionais, os conhecidos símbolos,  como é o caso das usadas no sistema metrológico internacional ou na química, por exemplo.

Fica aí a dica!

Compartilhe:



Participe: Envie seu Comentário!

O envio de comentário indica a aceitação dos Termos e Condições de uso do blog. Note que os comentários enviados são moderados antes da sua publicação e para evitar que estes sejam removidos e/ou desconsiderados, não use palavrões, ofensas e tampouco de expressões do miguxês!